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FAQ_Shipay

Pagamento Parcial

Access Token

Dados do Comprador (Buyer)

Order

E-commerce

Callback

Deeplink

Hierarquia de Lojas e Caixas


Pagamento_Parcial

Pergunta: [P1] Ocorre muito dos clientes pagarem um valor no dinheiro e o restante com outra forma de pagamento (carteira digital, por exemplo). Nesse caso, como eu teria que implementar o processo? Teria que alterar o valor dos itens na criação do pedido (order)? Preciso me preocupar se a soma do valor dos itens bate com o valor total pago pelo cliente na carteira digital?

Resposta: Para esse caso, nossa recomendação é:

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Token

Pergunta: [T1] Qual é a validade do Access Token?

Resposta: Atualmente são 3 dias, mas pode ser modificado a qualquer tempo. Recomendamos fortemente a implementação do Refresh Token.

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Buyer

Pergunta: [B1] Qual a vantagem em enviar os dados do comprador (buyer) no pedido?

Resposta: Se a carteira for PicPay e o CPF for informado, o cliente recebe um push notification em seu celular. Clicando no push, o cliente já é redirecionado para a tela de pagamento do app PicPay e não precisa ler o QR Code para pagar o pedido.

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Order

Pergunta: [O1] Em relação aos dados informados no pedido (order), existe alguma limitação de caracteres nos campos exigidos?

Resposta: Sim. O limite do campo “order_ref” são 30 caracteres. O limite do campo “item_title” são 100 caracteres.

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Pergunta: [O2] Sistemas de PDV de postos de combustíveis utilizam 3 (três) casas decimais no valor unitário do produto. Considerando que a Shipay só aceita 2 (duas) casas decimais no campo “unit_price” do objeto “items”, como enviar o objeto “items” nesses casos?

Resposta: No caso de postos de combustíveis ou qualquer outra situação onde se utilizam mais do que 2 (duas) casas decimais no valor unitário do produto, recomendamos que seja enviado um único item (“quantity”: 1), com o valor unitário (“unit_price”) igual ao valor total do produto. Se possível, enviar a descrição do item com a quantidade e valor unitário do mesmo para melhorar a experiência do usuário.

Exemplo:

	"items": [
		{
			"item_title": "Etanol R$ 2.42 x 34.773 L ",
			"unit_price": 84.15,
			"quantity": 1
		}
	]	

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E-commerce

Pergunta: [E1] A solução da Shipay suporta e-commerce?

Resposta: Sim, é possível utilizar a integração da Shipay para e-commerce. Sobre isso, é importante ressaltar alguns pontos:

a) No caso de pedidos de e-commerce, é necessário acrescentar o header customizado “x-shipay-order-type”: “e-order” no POST /order;

b) O prazo de expiração de pedidos na Shipay é de 60 minutos;

c) Lojas de e-commerce devem cadastrar apenas um caixa no painel Shipay e esse caixa deve ser do tipo e-commerce.

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Callback

Pergunta: [C1] A Shipay envia callback quando os pedidos são pagos? Como funciona?

Resposta: Sim. No body do POST /order, existe um objeto não obrigatório chamado “callback_url”. Se o objeto “callback_url” for informado no body do request, a Shipay enviará um POST com o “order_id” do pedido em todo evento de alteração de status do pedido na Shipay para a url informada. Após o recebimento do callback, a aplicação integrada à Shipay deverá consultar o status do pedido na Shipay através do GET /order/{order_id}.

Importante: No POST do callback, a Shipay enviará um header chamado “x-shipay-secretkey” contendo o “secret_key” do cliente que criou o pedido. Recomendamos fortemente que a aplicação do PDV integrado valide que o header “x-shipay-secretkey” é igual à “secret_key” do cliente, garantindo que o callback foi enviado pela Shipay.

Exemplo do POST de callback enviado pela Shipay:

Método: POST
URL: callback_ulr informada no POST /order
Headers: 
"x-shipay-secret-key": "9HnN91frrqSp9Onb_zF4gJX3a5Wil3SwYiG_9JecLrZzuO8unHi5xCpBxjo6GlWzvA-rSs0f1LBBd1OGKFqx9f"

Body:

{
  "order_id": "9894fb04-9b1e-41e5-9cce-c33b8130a504"
}

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Pergunta: [D1] Existe a possibilidade de gerar um link de pagamento ao invés de somente o Qr Code?

Resposta: Sim. No caso do pix, o campo “qr_code_text” é o “código” utilizado no pix copia e cola. No caso das carteiras digitais, o campo “deep_link” retorna um link que direciona o usuário para a tela de pagamento no aplicativo da carteira digital. Ambos os objetos são retornados no POST /order.

Importante: O “deep_link” da Ame não é legível para smartphones que utilizam Android. Nós desenvolvemos uma solução de contorno para que o link seja lido também por smartphones que utilizam Android e soluciona esse problema:

Solução de Contorno para deeplink da Ame: Basta concatenar a string abaixo no deeplink da Ame.

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Hierarquia

Pergunta: [H1] Como funciona a estrutura hierárquica de Estabelecimento, Lojas e Caixas dentro da Shipay?

Resposta: Segue abaixo como funciona atualmente. Para mais detalhes sobre como era antes, e como está agora, clique aqui.

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